Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes

A próxima Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes acontecerá em 2010 na Suécia. Tive o prazer e a alegria de acompanhar a Cúpula de 2004, no Rio. Foi uma experiência maravilhosa! Veja abaixo o relato da professora Regina de Assis, uma das promotoras da Cúpula no Brasil, sobre o que é esse movimento.

"O movimento das Cúpulas Mundiais de Mídia para Crianças e Adolescentes começou em 1992 pela iniciativa de duas experientes produtoras de programas de TV para crianças - Anna Home, então na BBC inglesa, em Londres, e a Dra. Patrícia Edgar, então presidente da Australian Children´s Television Foundation/ACTF, em Melbourne, na Austrália.

Esta decisão foi tomada durante um Encontro do Prix Jeunesse na Alemanha, após o qual foi criada a World Summit on Media for Children Foundation/ WSMCF. Na ocasião, decidiu-se realizar Cúpulas Mundiais a cada três anos. A primeira aconteceu em 1995, em Melbourne na Austrália; seguindo-se a de Londres, em 1998; depois a de Tessalônica, na Grécia, em 2001, onde conseguimos apresentar nossa candidatura e trazer para o Rio, Brasil e América Latina a que realizamos em 2004.

A Cúpula Mundial, realizada em abril de 2004, no Rio, obteve ótimos resultados. O evento conseguiu reunir cerca de 3000 profissionais de mídia, educação e cultura, além de 150 adolescentes, representantes dos cinco continentes.

Durante uma semana, participamos de uma programação na Escola Naval, situada na Ilha de Villegagnon, em que discutimos, analisamos e propusemos caminhos para o acesso a mídia de qualidade em nosso país, continente e em todo o mundo. O tema central da Cúpula Mundial no Rio foi " Mídia de Todos, Mídia para Todos ", e no encerramento foram apresentadas as "Cartas do Rio de Janeiro", documento elaborado por profissionais e adolescentes presentes e posteriormente encaminhadas a autoridades nacionais e internacionais.

Durante o evento, dois professores universitários suecos- que trabalhavam com mídia para adolescentes - Pär Lundgren e Bertil Johansson nos procuraram e foram por nós encaminhados aos demais membros do Conselho Diretor da WSMCF, pois desejavam realizar uma próxima Cúpula Mundial na Suécia, após a da África, acontecida em 2007. Assim, no próximo ano de 2010, será a vez da Suécia, que contará com o apoio da Rainha Sylvia, de origem brasileira, a Patronesse de Honra do grande evento". (Regina de Assis/Blog Humano)

O link para contato com os organizadores da Cúpula Mundial de Karlstad 2010 na Suécia é: www.wskarlstad2010.se/contactus.php


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita