Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) acontece de 26 a 30 de novembro no Rio


Entre os dias 26 e 30 de novembro acontece o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012), o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”, na UFRJ, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ. 


Tema (texto retirado do site)

“Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”
Os esforços feitos nas últimas décadas pelo Estado (Leis), Governos (políticas públicas), Universidades (modelos pedagógicos, formação inicial e continuada de professores), Empresas (tecnologias), pelas Escolas (práticas de ensino) e pelas famílias dos alunos (engajamento, participação, etc.) não têm produzido resultados satisfatórios no sentido de produzir uma escola de qualidade para todos. Muito pelo contrário, a qualidade da escola brasileira está aquém do esperado e a profissão docente tem sido desvalorizada, gerando uma carência crônica de professores motivados, competentes, reflexivos  e atuantes.
Do ponto de vista dos alunos, o modelo de educação adotado, mantido há seculos, é questionado pelos próprios estudantes pois não acompanha a dinâmica do dia a dia, não valoriza as diferenças, a criatividade de cada um. A educação dos cidadãos do terceiro milênio, precisa ser repensada com todos os atores da educação, onde a cognição deve ser o foco, a experimentação, a criatividade, a versatilidade, a colaboração, a construção coletiva do conhecimento. Sobre a perspectiva do mercado, a formação da  maioria dos profissionais é baixa, carece de competências como iniciativa, criatividade, versatilidade e principalmente,  de alta cognição. Essa mudança é cultural!    
Este quadro negro do fracasso da escola brasileira requer ações mais sistêmicas e integradas sobre o ecossistema escolar, no sentido de restabelecer um equilíbrio sustentável entre as necessárias ofertas por parte dos diversos setores organizados da sociedade e as legítimas demandas por parte da população atendida: alunos, pais, professores, profissionais de educação e gestores.  
O Congresso Brasileiro de informática na Educação – CBIE 2012, que oficializa a integração no tempo e no espaço entre os eventos nacionais da Sociedade Brasileira de Computação, voltados respectivamente para a Academia (23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE) e para a Escola (18º Workshop de Informática na Escola -WIE), trouxe para si a responsabilidade de aprofundar os debates sobre Educação Sustentável ao escolher este temário para o evento.
A coordenação do CBIE 2012 e a Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) convidam a todos para compartilhar suas experiências na construção desta nova aliança.

Veja mais informações no site do evento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita