Prêmio reconhecerá boas iniciativas em direitos humanos


As inscrições para a 3ª edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes estão abertas até o dia 5 de abril. O objetivo do prêmio é homenagear personalidades e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos de crianças e de adolescentes, em especial dos direitos sexuais.
O prêmio contempla cinco categorias: boas práticas, produção de conhecimento, cidadania, protagonismo de crianças e adolescentes e responsabilidade social. Para fazer a inscrição, basta acessar aqui.
O Prêmio Neide Castanha é promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Os vencedores deste ano serão conhecidos na semana do Dia 18 de Maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Mas quem é Neide Castanha?
Formada como assistente social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Neide Castanha é um dos ícones na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, dedicando parte de sua vida ao enfrentamento da violência sexual.
Participou ativamente do processo de mobilização e construção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na criação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que resultou na criação do Comitê Nacional, do qual esteve à frente até seu falecimento, em 2010.
Neide também foi uma das fundadoras do Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia do Disque Denúncia, para notificação de casos de violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Em sua trajetória, recebeu diversas homenagens por sua atuação, sendo a última, post mortem, o Prêmio de Direitos Humanos 2010, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita