Profª Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP) é oradora convidada da Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia”


A Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia”, que acontecerá de 4 a 6 de julho na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, terá a Professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Universidade de São Paulo/ Brasil), como oradora convidada. 


A Conferência Internacional "Interfaces da Lusofonia", que se realiza de 4 a 6 de julho, na UMinho (Braga), terá a Professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Universidade de São Paulo, Brasil), reputada investigadora na área dos estudos de comunicação, como oradora convidada. A organização do evento está cargo do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

A Professora Maria Immacolata Lopes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; e pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Atualmente é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, Brasil. Tem larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação. Ensina e desenvolve investigação principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva, metodologia da comunicação. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP. Criadora e coordenadora da rede de pesquisa internacional OBITEL-Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva e da rede de pesquisa OBITEL-Brasil. Presidente de IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2012-2015). Diretora de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Foi representante da área de Comunicação no CNPq (2004-2007). Membro do Conselho Curador da INTERCOM como ex-presidente da entidade. Membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Publicou numerosos artigos e livros, no Brasil e no estrangeiro. É pesquisadora 1A do CNPq e membro do Conselho Consultivo do CECS.

A Conferência contará ainda com a presença de outros reputados especialistas das áreas das ciências humanas e sociais, que se têm dedicado ao estudo de temas relacionados com a lusofonia, entre os quais destacamos: Ana Carolina Escosteguy (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil), Annabela Rita (Universidade de Lisboa), Armando Jorge Lopes (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Cláudia Castelo (Instituto de Investigação Científica Tropical, Portugal), Feliciano Mira (Universidade de Coimbra), Fernando Cristóvão (Universidade de Lisboa), Isabel Ferin Cunha (Universidade de Coimbra, Portugal), Jacinto Rodrigues (professor jubilado - Universidade do Porto), José Carlos Venâncio (Universidade da Beira Interior, Portugal), José Eduardo Franco (Universidade de Lisboa, Portugal), Joseph Straubhaar (Universidade do Texas em Austin, EUA), Juremir Machado da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil), Luísa Paolinelli (Universidade da Madeira, Portugal), Margarita Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), Maria Immacolata Vassallo Lopes (Universidade de São Paulo, Brasil), Neusa Bastos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil), Paulo Bernardo Vaz (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Regina Pires de Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Brasil), Rogério Miguel Purga (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Silvino Lopes Évora (Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde) e Vera Veiga França (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil).

No âmbito da conferência haverá também mesas redondas com escritores, nomeadamente: Amélia Dalomba (Angola), Filimone Meigos (Moçambique), José Luandino Vieira (Angola), Lupito Feijóo (Angola), Luís Costa (Timor Leste), Miguel Miranda (Portugal), Olinda Beja (São Tomé). Haverá ainda um painel com bloguistas de diversos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita