A vez e a voz dos alunos




Ao aliar comunicação e educação, o projeto 98FM nas escolas tem como objetivo incentivar a expressão dos estudantes do 6° ao 9° ano e desenvolver a cidadania além dos muros da escola. O envolvimento com os alunos por meio da aprendizagem e utilização dos materiais de rádio faz com que os beneficiados com o projeto se tornem protagonistas em sua escola, compartilhando com os colegas os conhecimentos adquiridos e desenvolvendo uma programação de rádio pra lá de interessante.
A linguagem radiofônica, por ser baseada em sons, tem uma grande presença comunitária e um forte apelo do ponto de vista de mobilização social. Aliado a esses fatos, à forte presença da Rádio 98 FM em Curitiba e Região Metropolitana e também à existência de aparelhos de rádio nas escolas, o projeto surge para preparar os estudantes e melhorar sua comunicação, além de mostrar uma possibilidade nova de expressão e também profissionalização.
Pensando nisso, mais um projeto foi fechado com chave de ouro na última quinta-feira, dia 04 de outubro. O dia foi de muita comemoração para os alunos do Colégio Guatupê, em São José dos Pinhais. Depois de aulas sobre expressão corporal, comunicação e estrutura da rádio, os “locutores-mirins” desenvolveram uma rádio para a própria escola. 
Realizado pela 98FM e pelo Instituto GRPCOM, o projeto 98FM nas Escolas tem como objetivo incentivar a expressão dos estudantes e praticar a cidadania ao envolver os alunos com a aprendizagem e a utilização dos materiais de rádio, de forma a potencializar os recursos que a escola já possui.
O evento contou com a participação da equipe 98FM e Instituto GRPCOM, além dos familiares que prestigiaram a entrega dos certificados aos estudantes. Ao abranger comunicação e educação na escola, o projeto abordou a estrutura técnica de uma rádio nas oficinas ministradas por Vagner Silva, bem como aspectos de comunicação e marketing. Além disso, contou também com dinâmicas trabalhando autoconhecimento, responsabilidade, trabalho em equipe e respeito, conduzidas por Giovani Cesconeto, diretor do Teatro Parque da Criança. 

Quanto ao assunto mais interessante, as opiniões são divergentes entre os alunos. Ellen Moraes gostou mais de sonoplastia e escolha musical; já Lucas Volpato garante que vai trabalhar com marketing pois gosta de criar. No entanto, independente da escolha dos próximos passos, João Santos, diretor da rádio, conclui “No lugar de ensinar a fazer rádio, a gente ensinou a se comunicar e respeitar a diversidade de opiniões”.

Fonte: Blog Educação & Mídia - Gazeta do Povo 05/10/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita