Pesquisador irlandês fala sobre educomunicação


Leo Casey
O pesquisador irlandês Leo Casey, Phd, em entrevista a Luci Ferraz, em viagem acadêmica ao Reino Unido e Irlanda, de 31/08 a 15/09, manifestou grande interesse pela proposta de abordagem educomunicativa no campo da educação mediada por tecnologias. Afirmou o especialista: "A área de tecnologias aplicadas à educação se desenvolveu inicialmente por meio da área de tecnologia principalmente, mas não há como evoluirmos no tema e definirmos práticas mais eficazes quando do uso das mesmas na educação sem que nos debrucemos sobre os processos comunicacionais e culturais que envolvem essa prática. Com certeza a evolução da área da educação com mediação tecnológica passa por um olhar mais atento e aprofundado junto às inter-relações comunicação e educação, como a ECA/USP parece estar fazendo". Leo Casey é Diretor do "Centre for Research and Innovation in Learning and Teaching", National College of Ireland.
Luci Ferraz é colaboradora do NCE-USP e doutoranda do PPGCOM-ECA/USP. O objetivo de sua viagem foi  participar do ALT-C Conference 2012 - A Confrontation With Reality, organizado pela Association for Learning Technology e sediado pela University of Manchester, em Manchester/Inglaterra, onde apresentou o pecha-kucha "Formative Assessment and Communication Management: planning and implementing educommunicative projects" (uma produção colabborativa de: Ms. Luci Ferraz de Mello; Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares e Prof. Dr. Cesar A. A. Nunes), tendo presidido uma das mesas de apresentações. 
Ao longo desse período, a doutoranda manteve contato ainda com pessoas da área acadêmica das seguintes cidades e instituições, para divulgação do campo da Educomunicação e das ideias, práticas e projetos ligados ao NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da Universidade de São Paulo:
- Dr. Jan McArthur (Moray House School Education, University of Edinburgh, Escócia)
- Dr. Stephen Farrey (Formerly Academic adviser with Northunbria University e associado à "Universal Learning Systems")
- Dr. Leo Casey (Diretor do "Centre for Research and Innovation in Learning and Teaching", National College of Ireland)
- Phd. Alan Bruce (Vice President of "EDEN - European Distance Education Network" e diretor da "Universal Learning Systems"/"Creanova Project")
- Dr. Neil O'Sullivan (Diretor da "Universal Learning Systems")
- Phd. Fred Garnett (Pesquisador líder associado ao "London Knowledge Lab", University of London) 
- Phd Andrew Whitworth (Coordenador da Área de Estudos de Tecnologia Aplicada à Educação, University of Manchester, Inglaterra)
- Phd. Jacek Brant (Diretor da área "CPA - Curriculum, Pedagogy and Assessment", Institute of Education, University of London)
A alguns deles foram entregues exemplares impressos das revistas "Comunicação e Educação", do programa Lato Sensu do departamento CCA, da ECA, e "Matrizes", do PPGCOM-USP, além de folder institucional da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

Fonte: CCA/ECA-USP 12/09/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita