Projeto educacional de George Lucas, Edutopia compartilha boas iniciativas globais


Por Aline Aurili - Instituto Claro

Após vender a Lucasfilm para a Disney, George Lucas deixou muita gente surpresa ao divulgar o destino dos 4 bilhões de dólares que recebeu: projetos educacionais. Mas a relação do diretor de Star Wars com a educação não é nenhuma novidade, já que ele se dedica à causa há mais de 20 anos. 

Em 1991, Lucas fundou a George Lucas Educational Foundation (GLEF), que visa dar suporte aos educadores no processo de ensino por meio do portal Edutopia, além de divulgar notícias e boas práticas para novas formas de ensinar. O principal objetivo do portal é alcançar professores e alunos que fazem parte do chamado K-12, faixa que abrange desde o jardim de infância até o último ano do ensino médio.

Um dos trabalhos mais relevantes do Edutopia é o projeto “Schools That Work”, dedicado a mapear iniciativas educacionais inovadoras pelo mundo que já apresentam bons resultados. Para cada uma das escolas mapeadas, são disponibilizados vídeos e textos com dicas baseadas naquele determinado projeto para serem aplicadas a outras escolas. Além disso, os professores da instituição compartilham na plataforma trabalhos, aulas e ferramentas de treinamento para ajudar o educador, que ainda pode entrar em contato com profissionais de outros países para trocar conhecimento e ideias.


Conheça 5 escolas mapeadas:



As tecnologias digitais aplicadas à educação são tratadas pelo site como um dos pilares estratégicos para o ensino de qualidade. O tema é foco de uma seção específica do portal, que lista artigos e vídeos para quem quiser se aprofundar. Assista ao vídeo que apresenta o tema no portal: 



O Edutopia ainda conta com dez guias que trazem textos e outras ferramentas educacionais para baixar gratuitamente. Entre os assuntos abordados nos guias, estão mobile learning, educação ambiental e dicas sobre como ensinar fazendo uso das novas mídias. 

Fonte: https://www.institutoclaro.org.br/blog/projeto-educacional-de-george-lucas-edutopia-compartilha-boas-iniciativas-globais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita