Cidade de Lavras, em MG, inicia projeto de educomunicação em escola pública


Por Reynaldo Azevedo, 17 anos, adolescente comunicador
No último dia 21 de maio, a cidade de Lavras (MG) deu início às atividades do projeto Mais Educomunicação, na Escola Estadual Firmino Costa. Participaram 70 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que iniciaram o encontro com a oficina das “Boas-Vindas e Acolhidas”. Neste primeiro dia, os presentes também tiveram contato com a proposta do projeto e um momento de apresentação de cada jovem. Em seguida, eles assistiram ao vídeo “Levante sua Voz”, produzido pelo Coletivo Intervozes, e que apresenta o cenário midiático brasileiro e suas influências na sociedade. A ideia do vídeo foi para dar introdução às discussões sobre a comunicação e despertar a reflexão e o senso crítico dos adolescentes.
No dia 04 de junho, na segunda oficina, o tema trabalhado foi “Direito Humano à Comunicação”. Nesse encontro foi feito um acordo de convivência entre os participantes. Logo após isso, teve a dinâmica do balão, que funciona da seguinte forma: cada participante recebe um balão, uma tirinha de papel e caneta. Os oficineiros e facilitadores pedem para que cada um escreva na tira de papel um direito humano que acredita ser essencial. Depois esse papel é colocado dentro do balão, que deve ser cheio. A ideia é que cada um precisa cuidar do seu balão e estourar o do outro, e depois trazer uma reflexão com a proposta de se pensar que nenhum direito exclui o outro e como vemos a democratização da comunicação para garantir direitos para todos.
A próxima oficina vai acontecer no dia 18 de junho com a temática sobre “O que é ser adolescente e Jovem?!”, na qual será feito uma intervenção com jornais murais e ambulantes para colher depoimentos dos adolescentes e jovens da própria escola.
Sobre o Mais Educomunicação
O “Mais Educomunicação” é um projeto da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc) que conta com o apoio do Instituto C&A. O projeto pretende fortalecer as ações da Renajoc por meio de intervenções em 20 escolas públicas, de diferentes cidades e Estados, que aderem ao Programa Mais Educação, do governo federal, para que os estudantes participem do processo de democratização da comunicação no Brasil, contribuindo com o monitoramento e incidência nas políticas públicas de educomunicação numa perspectiva de adolescentes e jovens.
Fonte: Agência Jovem de Notícias (http://www.agenciajovem.org/wp/?p=15625)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita